Parceiros


Quer fazer uma PARCERIA? Agora é facil, clique aqui
Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto

27 de nov. de 2008

Final da Sessão de RPG

A aventura foi longa, depois de horas de narrativa e interpretação, os jogadores chegam ao fim de mais uma aventura.
Muitos dados foram lançados, muitas peripécias foram alcançadas tal como muitas cagadas aconteceram, mas tudo bem... pq faz parte de uma sessão de RPG.

Mas agora vem meu questionamento... o fim da aventura, é o fim da sessão ?

NÃO

Pelo menos não deveria ser...

Uma das metodologias que eu uso, para sempre trazer o jogador cada vez mais para dentro da ambientação / interpretação e entedimento geral da campanha... é exatamente no fim aventura...

Costumava ao fim de cada aventura, seguir os seguintes passos:

Em sentido horário, na mesa de RPG pergunte para seus jogadores:
Faça uma pergunta por rodada (uma boa dica é começar sempre pelo jogador mais experiente do grupo, pq ele vai acabar inspirando os outros jogadores).

  1. O que você achou da aventura ?
  2. Qual a cena que você mais imaginou ?
  3. Qual o NPC que você achou mais interessante ?
  4. Comente em uma frase cada personagem dos jogadores.
  5. Qual foi o grande "ato" do seu personagem ? Ele fez algo legal na aventura, no seu entendimento ?
Após esse questionamentos, você estará apto a perceber que:

1) Os jogadores estarão fazendo um senso crítico próprio, e assim poderão sempre procurar melhorar suas interepretações.
2) Você poderá sentir como está sendo recebida sua aventura, podendo assim melhorar como mestre.
3) Os jogadores passam a partir dessas revisões das aventuras, compreender melhor sobre a campanha como um todo.

No final, é a vez do mestre falar um pouco sobre cada personagem, e finalmente dar os pontos aos jogadores. Uma boa prática é dividir os pontos em categorias como as que elaborei abaixo:
  1. Interpretação do personagem (péssima, ruim, normal, boa, excelente)
  2. Alcance de Objetivos Próprios (não alcançou, está no caminho, alcançou)
  3. Alcance de Objetivos do Grupo (não alcançou, está no caminho, alcançou)
  4. Criatividade (cada ato criativo, deveria valer uma pontuação simbólica)
  5. Ambientação (nenhuma, pouco, ambientado, muito bem ambientado)
O quanto valerá em pontos, cada uma dessas categorias dependerá do gênero e sistema que você está mestrando.

Bem, é isso ae, denoite vou postar um personagem.

Abraços a todos.

Meyer

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Não tenho a prática de fazer isso no fim das sessões q eu mestro, mas vou começar, que ao menos teoricamente (e na pratica q eu ja vivenciei como jogador), é bem interessante. o.o'

Mestre Meyer disse...

Faça isso sim Israel, vc vai notar que o FeedBack sobre como anda o desenvolvimento da sua campanha, tanto como a evolução de interpretação dos seus jogadores, será excelente.

Anônimo disse...

Eu ja vivenciei esse método, que por sinal funciona mesmo! E ao meu ver, não ajuda somente os jogadores, mas tbm o mestre!
Acho que deveríamos voltar a usa-lo, ja que ultimamente estamos acabando todas as sessões em cima da hora e nao esta tendo tempo!

Noudor disse...

Concordo com o murilinho,
também acho muito bom esse metodo e devemos usar mais ele. Sei que podemos fazer uma "forcinha" e arranjar tempo para usa-lo.

Anônimo disse...

Fiz isso em algumas mestrados meus, e quando parei de fazer foi quando eu e os jogadores começaram a deslanchar......

Concoedo com a moçada ai de cima abrçs....

E ai meyer jah decidiu algum personagem pro vampire pra mim.....

Acho q vou de brujah mesmo!!!!!

Abrçs pessoal saudade.

Mestre Meyer disse...

Dale Muskito,

valeu pelo comentário, então fio, acho que vc pode fazer sim um Brujah, so nao pode ser do mesmo arquetipo do personagem Brujah do Eder...

Mas vamo ver... quem sabe agente conversa e pensa em algo ate a proxima sessão.

abraços, Meyer

Wronski disse...

É realmente um papo muito bom e que dá coesão e "enlaça" as horas jogadas antes da conversa...

Realmente estamos sempre terminando em cima do laço, e também acho que deveríamos voltar a fazer isso... Mas antes de arrumarmos tempo NO FINAL, o melhor seria se todos chegassem na hora, não enrolassem, não fizessem personagens novos durante a sessão... Isso F*#& qualquer horário...

O que realmente acho é que devíamos render melhor o tempo do início da sessão, assim sobra bastante tempo pro final...

Claro que isso serve de conselho pra todos os jogadores e mestres que freqüentam este blog e bebem das fontes do PCPronto... Se a galera tá desconcentrada, sem conseguir se prender no jogo e desandando em conversas paralelas, o melhor a se fazer é parar tudo e ir pra um boteco pra jogar conversa fora... ><

PS: Sim, realmente esse monte de linhas escritas é uma indireta pro Muskito fazer o personagem antes de jogar!!! uiheuiehuiehaiuehiue

Abraço a todos!!!

Mestre Meyer disse...

Boa Wron !!!

Muito pertinente as suas colocações.

:)

Anônimo disse...

kd as atualizações do site?Po tá parecendo ki foi abandonado =[ ...

 
© 2007 Template feito por Templates para Você