Parceiros


Quer fazer uma PARCERIA? Agora é facil, clique aqui
Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto

3 de mar. de 2009

Por que usar um PC pronto?

Bem, meu primeiro post na casa nova e espero que seja somente o primeiro de muitos. Meyer é um grande colega que tem gostos e idéias muito parecidos comigo, assim sendo, nada mais justo que fazer uma combinação dos fatores. O blog Zona Neutra volta à mão de seu antigo dono, [Emilson, RSC] e faço muita figa para ele. Por aqui as coisas prometem. Algumas novidades podem aparecer nos próximos dias. Então é isso. Sorte para a equipe PC Pronto, para o novo Zona Neutra. Afinal, há espaço para todos.


Para começarmos a falar de coisas interessantes, vamos falar do hobby do nosso blog.


O PC Pronto traz a oportunidade de se ganhar tempo com um dos processos mais demorados e complicados de TODOS os jogos de RPG. Todos mesmo. Não venha me dizer que um personagem de 3D&T se faz em 2 minutos. Fazia sim, mas depois da última versão, bem mais trabalhada [e muito melhor, diga-se de passagem] que as anteriores, não dá mais. E mesmo que dê [teimo em achar que não dá] continua sendo o processo mais trabalhoso de uma sessão de RPG.


Ele é tão complexo que o jogador não pode fazer sozinho. No mínimo o mestre tem que dar as dicas de o que pode e o que não pode usar na sua personagem. Mas para fazer uma ficha sozinho, o único que tem esse poder é o Mestre do Jogo.


Mas aí alguém pergunta: Então você quer dizer para pegarmos os personagens do PC Pronto e começar a utilizá-los? E eu respondo: Não. Primeiro por que ainda não temos personagens de todos os sistemas [quem sabe um dia, não é Meyer]. Segundo por que eu acho que essa é a melhor parte de um bom personagem. A construção.


Mas então por que diabos utilizar os personagens do PC Pronto? Por que isso dificulta o trabalho do mestre, que não tem tempo para preparar a aventura que ele vai improvisar, por que os personagens oferecidos são todos conferidos, por que eles não são feitos como um amontoados de números e combos. São personagens equilibrados e bem estruturados. De todas as raças e tipos. Desde um elfo mago, para campanhas medievais, passando por um ventrue do século passado até um piloto de naves espaciais.


Os RPGgistas têm aqui um ótimo amigo. Downloads de personagens bons e totalmente prontos para servirem aos jogadores, sejam eles personagens jogadores, adversários ou mestres. Alguns deles têm ainda o detalhe importantíssimo de possuir um background, como os feitos pelo Emilson, do RPG Sem Compromisso [dos que eu vi até o momento].


E, depois de tantos e tantos posts sobre a democratização do RPG, sobre o aumento da popularidade, sobre dicas para trazer mais mulheres para o nosso meio e sobre como mestrar para iniciantes, nada melhor que o mestre, por mais experiente que ele seja, ter personagens prontos para que os jogadores “novatos” não precisem passar por esse trabalho na sua primeira sessão ou no seu prelúdio.


Ou seja, os personagens prontos estão aqui, à disposição de todos que quiserem, afinal, não precisa ser cadastrado ou algo do tipo para ter acesso a eles. Simplesmente venha, escolha as melhores opções para o que lhe interessa, baixe-os e use-os.


É para isso que estamos aqui.


Até mais...

5 comentários:

Anônimo disse...

"Por que isso dificulta o trabalho do mestre"? acho que li errado.

Acho que ainda tem outra coisa mais trabalhosa que criar personages, criar aventuras. Se bem que aventuras prontas nunca se encaixa perfeitamente a nossas necessidades, e ai sim pulamos para a segunda coisa, principalmente durante a seção de jogo, Perosnagens.

Alexandre Batalha disse...

É, realmente tem razão. Esqueci-me desse detalhe. Preparar a aventura é tão complicado ou mais que criar NPCs com personalidade.
Um NPC não dá trabalho, mas faça cinco deles. hehehe

Bem vindo Rodrigo, à minha nova casa. Esteja a vontade para mandar ver nos comentários e nas críticas...

Até...

Prof. Michel Goulart disse...

Concordo, Nordestinus (versão românica de nossa região? Heheh). Este blog é, se não pioneiro, pelo menos uma ferramenta fundamental para mestres e jogadores que não têm tanto tempo para preparar os seus personagens. É claro que, ao fazer um download, é possível dar um toque de personalização, de acordo com as necessidades da campanha. Um grande abraço

Alexandre Batalha disse...

Isso mesmo Michel. Existe a possibilidade de o usuário alterar alguma coisa na ficha que não o agrade antes de imprimir. Essa é só mais uma vantagem dos personagens daqui.

E Nordestinus sim, com muito orgulho. Adoro a nossa região...
Você é de onde prof???

Mestre Meyer disse...

Perfeito no ponto Michel, tanto é, que normalmente disponibilizamos o personagem ainda com alguns toques a serem realizados pela pessoa que efetuou o download... como as peculiaridades, nome, histórico, equipamentos, armas, armaduras, etc.

A idéia é agregar... e não o contrário.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você