Parceiros


Quer fazer uma PARCERIA? Agora é facil, clique aqui
Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto

18 de dez. de 2008

Entrevista: Emilson

Dale amigos do PCPRONTO, continuando nossa saga de entrevista, hoje vamos entrevistar nosso amigo e parceiro do blog RPG SEM COMPROMISSO, o EMILSON.

===================================

DADOS DO ENTREVISTADO

Nome: Emilson Rodrigues
Ano de Nascimento: 1980
Começou a Jogar RPG em que ano: 2000
Estado: CE Cidade: Acaraú

===================================

ENTREVISTA

1.Fale um pouco sobre você.
Sou jogador de rpg desde de junho de 2008. Estou junto com a mesma mulher desde de os 15 anos de idade, hoje tenho 28. Não tenho filhos, mas pretendo. Gosto de informática de uma forma feral e de ser blogueiro amador (mesmo com o problema que tenho com a lingua portuguesa e suas regras). Antes de criar o blog rpg sem compromisso eu tinha tentado outros sites: efeito zero e recentemente ZonaNeutra (do qual fui o fundador e depois deixei por conta de Alexandre Nordestinus). Além de jogar rpg também curto magic. Gosto de romances que estejam ligados diretamente ao rpg: inimigo do mundo, o cranio e o corvo, a trilogia de forgottem realms e os livros de Augusto Shaftiel. Nos assuntos de rpg meu cenário favorido em D&D é o forgottem realms e adoro que meu personagem se destaque nas mesas em que jogo.

2.Quais seus 3 Sistemas Preferidos de RPG (em ordem de preferência).
-Gurps
-AD&D
-Daemon

3.Quais suas opiniões sobre os seus 3 sistemas preferidos, conte um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas.
Gurps - tem como principal qualidade a sua forma genérica, pois não é necessário aprender regras novas para mudar de estilo de jogo. As regras também são ponto forte do sistema, pois quase não deixa brecha para o jogador lhe questionar. Seu principal defeito é estar preso a Devir aqui no Brasil e tio steve não faz nada pra mudar a história.
D&D - simplesmente demais quando o assunto é aventuras medievais e heroismo ao extremo. Tem compo principal defeito ser muito tabelado. No caso um personagem não consegue ser superior ao outro se o seu nível não disser que é. Quando falamos de combate as coisas ficam ainda mais feias: as classes e o nível determinem antes mesmo do combate quem será o vencedor - poucos são os magos que tem chance de vencer um guerreiro em níveis baxos e em níveis mais elevados é preciso uma certa combinações de situações para o mago ter alguma chance.
Daemon - pra mim a história e o cenário de daemon é bem mais profundo do que o novo Wod. A guerra entre anjos e demonios que servem como base para o sistema são simplesmente intrigantes e atrai nossa atenção. Seu defeito estão nas regras; apesar de lembra e muito Gurps peca pelo estilo das perícias (apesar de em certas situações são bem interessantes) e os cutos dos aprimoramentos poderiam ser melhores.

4.Quais seus 3 Gêneros preferidos de RPG (em ordem de preferência).
-Atual (os dias de hoje)
-Futurista
-Fantasia Medieval

5.Quais suas opiniões sobre os seus 3 gêneros preferidos, conte o porque esses determinados gêneros ganharam sua preferência.
O Genero Atual tem elemetos muito interessantes: carros, computadores, as armas de fogo entre outros. Para o narrador é bem mais fácil de se apresentar as coisas, apesar de em certos momentos sugirem detalhes demais.
Futurista tem a mesma vantagem do Atual, mas de forma melhorada. Além disso não limites para o que se pode fazer, ou seja, fica mais fácil de explicar uma coisa que seria estranha no tempo atual.
Fantasia Medieval foi o primeiro que joguei no antigo AD&D e traz elementos que fascinam minha mente. Gosto de atuar com apenas uma espada, sem o trabalho de ter que enfrentar um tiro de bazuca nos peitos ou utilizar a magia para resolver problemas fora do alcance de pessoas normais.


6.Como era sua vida RPGística a muito tempo atrás, quando você começou. (Sensação, Amizades, Interesse, Disponibilidade, Tempo Dedicado, Importância, Sessões, etc.)
A minha vida era tranquila. O tempo era de sobra, as primeiras sessões que joguei começavam oito da noite e acabavam as tres da manhã. Eu tinha impressão de que podia fazer o que queisesse, salvar ou destruir um mundo sem precisar sair de uma mesa no terraço de casa. As amizade não mudaram muito, hoje evoluiram bem mais (aquelas ligadas ao rpg e/ou por causa do rpg) - isso por que quase todo mundo aqui iniciaram comigo ou muito depois de mim e quase sempre eu já cohecia essas pessoas.
Meus interesses eram videogames, festas e futebol. O tempo que eu dedicava era quase todo que eu tinha, pois queria dominar tudo o que possivel no menor tempo possivel, só depois que percebi que isso era imposivel (dominar) é que passei a administrar melhor o meu tempo ligado ao rpg. Mesmo antes assim como hoje o rpg foi muito importante, pois é a minha fuga de certas situções. As sessões eram simplesmente marcantes, hoje as coisas são um tanto quanto mais normais.


7.Como será sua vida RPGística daqui a muito tempo a frente, quando você estiver mais velho.
Sérá ativa e ensinando aos meus filhos e netos, assim como para seus amigos. O Vôvo doidão!

8.Coisas boas que o RPG te trouxe.
Mais apego a leitura. Me ajudou com esse mundo estranho que é a lingua portuguesa. Me transformou em uma pessoa mais comunicativa. E elevou a minha imaginação e criatividade a outro nível.

9.Coisas ruins que o RPG te trouxe.
Sinceramente não consigo pensar em nada nesse momento. Talvez o preconceito das pessoas que não entediam e temiam, mas acho que isso não é culpa do rpg e sim dos preconceituosos.

10.Conte seu personagem mais marcante.
Tives muitos pois tento faze-los todos assim. Acredito que o mais marcante é sempre o último. Nesse caso o atual é um Gnomo Ilusionista de D&D, natural do cenário de Forgottem Ralms. Seu nome é Lefeu Coração Rubro, natural do reino de Lantan. Ele não fala sobre seu passado pois vem de uma família de inventores que não gostam de magia, por isso abandonou seu lar e decidiu se tornar aventureiro. Atualmente faz parte de um grupo composto por um clérigo anão, dois guerreiros humanos, um halfling ladino e um ranger elfo. Infeliezmente não tenho mais detalhes sobre esses personagens pois jogamos apenas uma sessão até agora.


11.Conte 3 cenas inesquecíveis para você.
1 - Em um grupo muito antigo de gurps estávamos em um porto e tinhamos que matar um figurão do crime local, em um encontro de mafiosos para fazer algo que meu personagem não fazia a menor o ideia do pra que. Depois de uma tiroteio generalizado o homem estava morto. Mas infelizmente meus dois companheiros estava gostando do tiroteio e não quiseram fugir junto comigo. Meu personagem era um psiquico e ele tentou controlar os dois, mas conseguiu apenas um, o outro continuou na farra. Estavamos fugindo eu e o outro rapaz controlado por mim. Quando passamos perto do nosso companheiro ele pulou de um container e tentou ir onde a gente estava, mas foi acertado por uma bala pelas costas. Derrubamos a pessoas que atirou nele e fomos até onde ele estava caído, estavamos de moto e o meu companheiro controlado pilotando. O nosso companheiro caido já agradecia por irmos buscá-lo, quando eu saco a minha Imi Eagle e descarrego em cima dele (9 balas de 3d6 dano cada) e logo depois duas granadas. Saindo de moto eu e meu companheiro controlado.
2 - Certo dia, depois de conseguirmos uma boa quantia de dinheiro eu e um companheiro (eramos apenas dois jogando a aventura medieval de gurps), meu persongem deu um trato de loja. Meu companhairo um pouco mais avarento nada comprou, nem mesmo um cavalo para seguir ao meu lado, ficou parecendo um cavaleiro (eu) e seu servo (meu companheiro). Depois saimos em viajem e em determinada altura encontramos uma pessoa cruza o nosso caminho e meu companheiro avarento começa uma confusão, eu tento dar um conselho para meu companheiro, mas ele, mesmo ameaçando uma pessoa, iniciando quase um combate, ele me ameaça; chego com o meu cavalo proximo a nuca de meu companheiro e digo - "nunca ameaçe um cavaleiro quando se está preste a iniciar um combate, pricipalemente estado de costas pra ele", ou foi algo parecido.
3 - recentemente nessa primeira sessão desse novo grupo, de meu gnomo ilusionista (de novo essa coisa pequena), estavamos chegando na cidade de Lua Argentea, a gema do norte. Infelizmente a cidade estava sendo atacada por bestas selvagens. Começamos a defender a cidade: em determinado momento corremos para a entrada da cidade e meu personagem sai correndo chamando a atenção de várias criaturas (seis), mas antes realizo a magia vôo, logo em seguida quase cercado pelas criaturas eu subo com meu personagem e jogo uma bola de fogo nas criatura, infelizementen nenhuma cai, mas ficam todas bastante feridas. Em seguida voo na direção de meus companheiros que derrubam as criaturas durante a perseguição.


12.Conte sobre 2 campanhas que mais lhe marcaram.
Campanha 01: Comigo mestrando teve uma de horror, a primeira e unica que prestou. Estavamos na casa de um colega, jogando em uma mesa baixa, sentados no chão sobre almofadas. Houve de tudo, combate, suspense, reviravolta, viagem no tempo, monstros gigantes, robos, demonios, e sabe-se la deus o que mais. Teve uma situação engraçada que nunca esqueci: eu estava descrevendo a cena de um hospital estilo silent hill. Um companheiro ficou so na ambulancia e meio que ficou inquiento, pois naum queria ficar sozinho. Em dado momento alguem se ajeita sobre a almofada e toca em outra pessoa, só consigo perceber o pulo e um dos companheiros dizendo com cara de medo: "diabo é isso, diabo é isso" enquanto se afasta da mesa.

Campanha 02: jogando tive uma ótima experiencia quando jogamos uma aventura de duas sessões de resident evil. A aventura era ir em uma cidade numa ilha recuperar as informações sobre o virus. Duas situações marcante, a primeira no inicio da aventura quando chegamos na ilha e tivemos que pular de paraquedas, não sei bem o que houve, mas quando cai machequei o pe, mas fiz uma manobra e consegui sair mancando e apontado a arma em posição de combate ignorando a dor. A outra foi no final da campanha quando o nemesis a pareceu, com um unico tiro consegui acearta o olho dele, o outro costurado não via nada. Segunda rodada ele tava derrotado no chão. Acabei com sua maleta lança granadas.  


13.Conte sobre uma cena / situação engraçada que você tenha vivenciado numa sessão de RPG.
*Estavamos jogando D&D e o nosso amigo companheiro elfo guerreiro arqueiro, é afetado pela magia cegueira/sudez - ficando cego. Terminado o combate a gente tem que segui viagem e de repente o elfo diz: "não me deixem aqui" e vem reposta: "coloca a mão aqui no meu ombro".
*Com esse mesmo elfo arqueiro (não tenho certeza, os persongens dele era tão semelhante na época), um companheiero de grupo acusa o elfo: "Seu elfo loiro viado" (bem lendas lendárias da dragão brasil), não sei se foi por que ele não entendeu direito a fraser, mas respondeu o elfo respondeu: "Meu elfo não é loiro". Vá lá enteder!


14.Para você, cite 5 boas práticas em uma sessão de RPG para o MESTRE:
- Ouvir os jogadores;
- Se preparar com antecendencia;
- Ser justo;
- Não jogar contra os jogadores;
- Se lembrar sempre da regra de ouro do rpg: "diversão acima de tudo".como um narrador, e entender que quem faz a história da aventura são os jogadores;

15.Para você, cite 5 boas práticas em uma sessão de RPG para o JOGADOR:
- não tulmutuar a sessão;
- tentar ser heroico;
- está 100% por dentro do que quer para seu personagem;
- ser paciente com o mestre;
- sempre que possível lembar que ele faz parte de um grupo

4 comentários:

Shadar-Kai disse...

Sniff, Sniff, q emoção! Minha primeira entrevista (a primeira que fui entrevistado...) - mas esse é o preço do sucesso...! Hehe...

Mas falando sério (ou pelo menos tentando), agradecimentos ao Mestre Meyer, que abre espaço em seu blog para nois amadores e a todos que disponibilizam um pouco de seu tempo para ler as coisas ligadas a esse que vos fala.

Foi bem legal responder as perguntas e espero que quem leia aprove as repostas (apesar de naum ter nada marcante como uma mumia dançante).

Mais obrigado a todos e até a próxima!

Mestre Meyer disse...

Valeu Emilson,

eu gostei bastante da entrevista tb... e sempre estamos disponíveis para fazer o BEM...
Ninguem aqui tem o "Rei na Barriga" e estamos sempre bem dispostos a anunciar aos 4 cantos as benevolências dos nossos Parceiros !!!

Se alguem tem q agradecer, somos nós.

Abração !!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Mayer pela entrevista e para o Emilson pelas respostas. Entrevistas escritas são sempre bem explicativas. Não corre o risco de alguém responder algo que não entendeu...

Alexandre Batalha disse...

A propósito Mayer, indiquei você no meu blog para que indique um livro. Você pode ver a indicação no link:
http://zonaneutra.wordpress.com/2008/12/23/campanha-melhor-ler/

Bom Natal…

 
© 2007 Template feito por Templates para Você