Parceiros


Quer fazer uma PARCERIA? Agora é facil, clique aqui
Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto Pc Pronto

20 de nov. de 2008

Vale a pena ouvir [2]

Resolvi escrever um pouco sobre um artigo do meu amigo Emilson do RPG Sem Compromisso... o artigo original pode ser lido através deste link.

Vale a pena ouvir seus jogadores ?
Depende... principalmente do ambiente que estaremos discutindo.

Exemplos:

Ambiente 01
O Grupo vai jogar uma campanha, então vale a pena perder praticamente uma sessão inteira conversando com os jogadores, e é claro escutando eles. Se você for perder um tempo para bolar uma campanha, as coisas devem estar muito bem esclarecidas entre o mestre e os jogadores... para que não ocorra de acontecer fatores que venham a desagregar valor durante a campanha.

Ambiente 02
O Grupo vai jogar um aventura, nesse caso você deve perceber a natureza da aventura... se ela for no estilo Horror, Espionage, Illuminati, aconselho que você não dê muito espaço para diálogo (no que se refere as regras de ambientação) pois afinal de contas... esses cenários dependem muito do elemento surpresa e trama.

Ambiente 03
O Grupo vai jogar uma aventura baseada em fatores históricos... outro caso que eu aconselho que o mestre não revele aos jogadores... ficaria muito interessante que os jogadores no fim... descobrissem que acabaram de vivenciar (no jogo) um determinado momento histórico. Se o mestre já de início fosse falar "Vamos jogar segunda guerra mundial, vocês são japoneses e estão em Hiroshima" muita da aventura perderia a graça. E poderia acarretar no maior registro de êxido de PCs da história de Hiroshima ><.

Ambiente 04
Sabe quando não tem nada pra se fazer, o grupo se encontra, e sem planejar muita coisa resolve jogar algo.. o mestre (mestre bão) vira pros jogadores e fala: "Podem pedir qualquer coisa, que eu narro". Nesses casos... vale muito a conversa... pois a aventura inteira vai ser fruto do desejo espontâneo dos jogadores.

Enfim :P

To procurando dizer que não dá pra exatamente criar uma regra no estilo:

SE (Aventura=Facil) entao { rola conversar com jogador } senao { eu mando aqui nessa birosca }

No mais... é bom senso (regra de ouro)

Hoje ficamos sem personagem, amanhã estou viajando e retorno apenas segunda.

Abraços e bom final de semana...

Meyer

1 comentários:

Shadar-Kai disse...

Fala mestre Meyer. Muito legal o post, mas sobre esse assunto acredito que tu já tenha uma idéia de minha opnião.

Outro assunto é sobre um Meme enviado a mim por Alexandre, do repgista.com. É uma boa maneira de ajudar na divulgação dos blogs. Se tiver afim de participar e ver mais detalhes da uma olhada no link abaico.

http://rpgsemcompromisso.wordpress.com/2008/11/22/meme_aleatoriedades/

Até a próxima!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você